Espanha

A Espanha era chamada nos tempos romanos como Hispania, compreendo toda a penísula ibérica. 

A Espanha é mencionada na Bíblia apenas em Romanos 15:24, 28. Paulo expressa sua intenção de evangelizar lá, mas não registros que tenha cumprido tal desejo.

A Espanha possui uma longa ocupação desde os tempos pré-históricos, atestada principalmente pelas artes estonteantes das cavernas. Colonizada por povos não-indoeuropeus (dos quais os bascos são remanescentes), celtas e fenícios (no século VIII a.C.), o povo da Espanha resulta da junção de diversos povos. Mais tarde vieram os romanos, os visigodos, árabes e bérberes. A partir do século XV, a Espanha e Portugal lançaram-se aos descobrimentos e conquistas ao redor do mundo.

A presença judia na Espanha era pequena, mas ganhou notoriedade durante o período muçulmano, quando virou umas das mais significantes comunidades. Na época o país era chamado em hebraico de Sefarad e os judeus ibéricos ainda hoje são chamados de sefarditas.

O cristianismo provavelmente chegou no século II d.C. Com a virada constantiana, várias vertentes disputaram suas existências: a igreja prisciliana, a igreja gótica (ariana) e os católicos romanos — esses ainda com variantes locais, como o rito moçárabe. Com a Reconquista e a inquisição ganhou-se uma homogeneidade religiosa forçada de expressão católica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: