Amém

A palavra hebraica אָמֵן, amém vem da raiz ‘-mt que conota o que é “estável, verdadeiro, fidedigno, confiável, fiel e dotado de fé”. Aparece na Bíblia como interjeição para afirmar e anuir algo em um hino, doxologia ou oração.

Etimologicamente, “amém” relacionado aos substantivos “estabilidade”, “confiabilidade” (אֱמוּנָה, emunah) e “verdade” (אֱמֶת, emeth).

Nas traduções gregas chamadas Septuaginta usa ἀμήν, amēn sem traduzir em Nm 5:22; Ne 5:13; 8:6; 1 Cr 16:36; Jr 11:5. Outras ocasiões traduz por “assim seja (γένοιτο, genoito), como o adjetivo “fiel ou verdadeiro” (ἀληθινόζ, alēthinoz; Is 65:16), o advérbio “verdadeiramente” (ἀληθῶς, alēthōs; Jr 28:6).

Com cerca de 30 ocorrências nas Escrituras Hebraicas, aparece como afirmação que sela um juramento (Nm 5:22; Dt 27:15–26; Ne 5:13); expletivo de louvor (1 Cr 16:36, Ne 8:6); e resposta a uma declaração (1 Re 1:36; Jr 11:5)

Nos Salmos o amém serve para reafirmar enunciados de exaltação, aparecendo por vezes intensificado pela duplificação (Sl 41:13; 72:19, 89:52).

Um emprego singular ocorre em Isaías 65:16 ao referir-se a Deus como “o Deus do amém”. Essa identificação personificada repete-se para Jesus Cristo em Ap 3:14.

No culto sinagogal o amém é dito corporativamente para o assentimento quando algo individual é proclamado. Segundo o Talmud (m. Berakhot 6.22), o amém foi descontinuado no Segundo Templo quando na disputa de poder entre saduceus e fariseus para evitar que um partido aprovasse os atos uns dos outros.

No Novo Testamento há copiosas menções do amém. Em contexto doxológico ou de afirmação de autoridade e veracidade, Jesus usa a palavra amém 99 vezes nos evangelhos. A fórmula “Amém, eu vos digo” — traduzida como “em verdade vos digo” — ocorre 49 vezes nos evangelhos sinóticos (30 vezes em Mateus, 13 em Marcos, 6 em Lucas), e 50 vezes em João.

Outros usos aparece para fins d doxologia e afirmações de oração, o que faz sentido considernado que os textos do Novo Testamento eram lidos em voz alta e em contexto de culto (Rm 1:25; 9:5; 11:36; 15:33; 16:27; Gl 1:5; 6:18; Ef 3:21; Fp 4:20; 1 Tm 1:17; 6:16; 2 Tm 4:18; Heb 13:21; 1 Pe 4:11; 5:11; Jd 1:25; Ap 1:6; 5:14; 7:12; 19:4).

Alguns manuscritos contém passagens doxológicas nas quais a incidência do amém varia (Mt 6:13; Mc 16:8; 1 Tess 3:13; 2 Pe 3:18; Ap 22:21), indicando a implícita resposta oral da audiência.

Paulo adverte contra a anuência impensada ao que é dito a uma congregação (1 Co 14:16).

Quanto aos atributos das palavras e promessas de Deus, Paulo afirma que são verazes e fiel, sendo cumpridas em Cristo (1 Co 1:18-20).



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