Gattungsgeschichtliche

Gattungsgeschichtliche e crítica das formas são duas metodologias usadas no estudo de textos bíblicos. Esses métodos foram desenvolvidos por biblistas no início do século XX que buscavam entender as origens e o contexto histórico dos textos.

Gattungsgeschichtliche, que significa “história do gênero”, é uma metodologia que busca identificar os diferentes gêneros literários presentes nos textos bíblicos e traçar seu desenvolvimento ao longo do tempo. Esta abordagem centra-se na forma dos textos e não no seu conteúdo e procura compreender o contexto social e cultural em que foram produzidos.

A crítica das formas, por outro lado, se baseia no trabalho de Gattungsgeschichtliche, investigando as tradições orais e as coleções de histórias e leis que existiam antes e independentemente das obras escritas. Esta abordagem examina os ciclos de histórias nas narrativas patriarcais, nos Salmos e no material jurídico, particularmente o Decálogo. A crítica da forma procura compreender as formas e estruturas dos textos e as formas como foram transmitidas e adaptadas ao longo do tempo.

Enquanto a crítica da forma de Gunkel ganhou respeitabilidade nos estudos do Pentateuco, ela não eclipsou a crítica da fonte, mas levou a novos desenvolvimentos no trabalho de Von Rad e Noth. No entanto, houve algumas fraquezas identificadas na teoria crítica da forma de Gunkel. A datação de possíveis tradições folclóricas antigas e a avaliação de se uma parte das Escrituras veio de uma fonte oral ou de uma composição escrita antiga eram problemáticas. Além disso, alguns estudiosos questionaram o uso da etiologia como forma de identificar fontes anteriores e se havia alguma oralidade por trás dos documentos escritos.

No entanto, os críticos da forma contribuíram significativamente para o estudo do Antigo Testamento, expondo o significado interpretativo das configurações sociais/literárias gerais e particulares (Sitz im Leben) dos textos bíblicos. Essa abordagem ajudou os estudiosos a entender melhor o contexto cultural em que os textos foram produzidos e as formas como foram transmitidos e adaptados ao longo do tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: