Carl McIntire (1906-2002) foi um ministro presbiteriano de orientação fundamentalista americano.
No Seminário de Princeton, McIntire tornou-se um forte apoiador de J. Gresham Machen, a quem seguiu com outros três professores de Princeton ao Seminário Teológico de Westminster.
Ordenado para o ministério da Igreja Presbiteriana dos EUA, Em 1936, McIntire juntou-se a Machen e outros para fundar a Igreja Presbiteriana da América, mais tarde renomeada como Igreja Presbiteriana Ortodoxa. Mas ele saiu em 1937 para formar a Igreja Presbiteriana Bíblica.
McIntire enfatizou a importância da separação do mundo e os perigos do negociar com quem pensasse de forma diferente. Condenava o que chamava de modernismo e liberalismo. Embora se opusesse ao ecumenismo, fundou o Conselho Americano de Igrejas Cristãs e o International Council of Christian Churches, ganhando adesão de grupos brasileiros como a Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil e a Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil. As posições McIntire sobre questões sociais e políticas eram conservadoras, sendo um oponente vocal do comunismo, do socialismo, dos direitos das comunidades homossexuais, e em favor da guerra do Vietnã.
BIBLIOGRAFIA
Ruotsila, Markku. Fighting Fundamentalist: Carl McIntire and the Politicization of American Fundamentalism (New York: Oxford University Press, 2016.