Justus Velsius, Haganus, ou Joost Welsens (c.1510-depois de 1581) foi um reformador e humanista holandês.
Velsius era médico, matemático e professor de artes liberais. Um tanto cosmopolita orou em Colônia, Antuérpia, Bolonha, Londres, Leuven, Estrasburgo, Frankfurt, Heidelberg, Groningen, Leiden. Foi expulso de várias cidades e universidades.
Travou relações com Damião de Góis, debateu com Calvino (com quem argumentou “ou há livre-arbítrio ou Deus é um tirano”), correspondeu com anabatistas e espirituais como Joris e Schwenckfeld, colaborou com Andreas Vesalius, impressionou Erasmo. Traduziu e editou vários autores clássicos, especialmente trabalhos ligados à medicina e às ciências naturais.
Foi feito prisioneiro várias vezes. Em uma delas, recusou-se a deixar a prisão até que uma autoridade maior o libertasse. Por uma necessidade de reforçar a construção, veio sua libertação.
Pregava como profeta e ministrava dons de cura. É, por vezes, identificado com os anabatistas (era contra o batismo infantil, mas não há registro que tenha sido rebatizado) devido suas posições radicais. Ora era identificado como luterano.
BIBLIOGRAFIA
de Waardt, Hans. “Justus Velsius Haganus: An erudite but rambling prophet.” Exile and Religious Identity, 1500–1800. Routledge, 2015. 97-109.
Sepp, Christian. Kerkhistorische Studien. Leiden, 1885.