Siraque

O Siraque, Sirácida, Sabedoria de Jesus Ben Sira ou Eclesiástico, é um livrode sabedoria judaica do Segundo Templo que compartilha semelhanças com livros de sabedoria bíblica e textos dos Manuscritos do Mar Morto.

Em hebraico, o livro tem dois títulos: “As palavras de Simão, filho de Josué, chamado Ben Sira” e “A Sabedoria de Simão, filho de Josué, filho de Eleazar, filho de Sira”.

Embora o livro não tem registrado um uso canônico na tradição judaica, as autoridades rabínicas continuaram a citá-lo no Talmud. No entanto, foi incluído na Septuaginta e é encontrado em todos os principais códices do Antigo Testamento cristão, sendo deuterocanônico para a Igreja Católica. Aparece nas primeiras edições protestantes da Bíblia e é lido entre alguns anglicanos, luteranos e anabatistas com diversos graus de autoridade.

Acredita-se que o autor do livro seja Josué, filho de Eleazar, filho de Sira, e sua possível data de composição é na década de 180 aC.

O livro é estruturado em torno de dois temas principais e inter-relacionados: sabedoria e temor do Senhor. Os ensinamentos são baseados em mašal (provérbios), literatura judaica antiga e observações do mundo. A sabedoria é retratada como uma característica de Deus e uma criação dada ao ser humano, com aspectos universais e particulares. O temor do Senhor baseia-se na guarda dos mandamentos de Deus, e é por meio desse temor que a sabedoria é concedida. A sabedoria está intimamente ligada ao Templo de Jerusalém e à Lei de Moisés, e sua incorporação na Torá a torna acessível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: