Texto Majoritário de Pierpont e Robinson são duas edições (1991, 2005) do Novo Testamento grego, resultante de leituras mais frequentes encontradas nos manuscritos.
O método trata-se de uma construção estatística que não corresponde exatamente a nenhum manuscrito real. O texto majoritário resulta da comparção de todos os manuscritos conhecidos entre si e derivando deles as leituras que são mais numerosas do que quaisquer outras.
Pierpont e Robinson derivaram seu texto a partir das leituras que von Soden classificou como bizantinas, da família do texto K. É semelhante ao texto de Hodges & Farstad, mas Pierpont e Robinson não incluíram um aparato de variantes. Argumentaram que os manuscritos Bizantinos posteriores estavam mais próximos do original do que os manuscritos Alexandrinos anteriores.
BIBLIOGRAFIA
Pierpont and Robinson, 2005. Maurice A. Robinson and William G. Pierpont, The New Testament in the Original Greek: Byzantine Textform, 2005. Southborough, Massachusetts: Chilton Book Publishing, 2005.