Ebla

Cidade e cilização na Síria-Palestina. Foi um dos primeios estados dessa civilização, desde sua fundação c. 3500 até seu abandono no século VII a.C.

Localizada em uma aldeia atual próxima a Alepo, a cidade foi escavada a partir de 1964 e tornou-se famosa pelo arquivo de mais de 20.000 tabuletas cuneiformes encontradas, datadas a maioria de entre c.2500 e 2250 a.C.
Trata-se também do mais antigo arquivo conhecido e organizado especificamente com propósito arquivístico. Ainda não foi totalmente processado.

Era uma sociedade complexa, com práticas de contratos, cartas e literatura. Menciona o panteão cananeu como Dagon, Shamash, Reshef, Hadad, Ashtarte, Moloch, Koshar, Asherah, Kemosh, além de mencionar práticas de necromancia (yid’oni) e do Sheol.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário