Danitas

Os danitas ou a tribo de Dã era uma das doze tribos de Israel, descendente do quinto filho de Jacó, A bênção de Jacó sobre Dã em Gênesis 49:16-18 ressalta seu papel de julgar seu povo e o compara a uma serpente que ataca de forma furtiva, o que é frequentemente interpretado como uma referência às táticas de guerra da tribo.

A tribo de Dã inicialmente teve como lote a terras na região do Vale de Aijalom, entre Manassés e Efraim, mas teve dificuldades em manter esse território. Como resultado, a tribo migrou para o norte e conquistou a cidade de Laís, renomeando-a como Dã (Juízes 18). Após essa migração, a tribo tornou-se conhecida pela associação com a idolatria. Em Juízes 18:30-31, os danitas instalaram imagens esculpidas em Laís, e posteriormente, o rei Jeroboão estabeleceu um centro de culto idólatra em Dã, onde colocou bezerros de ouro (1 Reis 12:25-30).

A tribo de Dã teve o juiz Sansão. Este danita travou batalhas contra os filisteus, em um período de grande opressão. No entanto, a tribo não aparece em algumas listas tribais, como em 1 Crônicas 2–8 e em Apocalipse 7:4-8.

De acordo com Josué 19:40–46, Dã recebeu o sétimo lote de terra em Canaã. Muitas cidades estão incluídas neste território, incluindo Zorá e Estaol.

Josué 19:47 relata que os danitas migraram para o norte porque “o território dos filhos de Dã foi pouco (ויצא, wyts’) para eles”. Esta frase pode ser entendida de três maneiras:

  1. Pode significar que “saiu muito pouco para eles”, indicando que o território original de Dã era muito pequeno para a população da tribo.
  2. os danitas não tiveram sucesso em sua tentativa de derrotar os residentes cananeus.
  3. após uma vitória inicial dos danitas, os cananeus derrotaram os danitas e os forçaram a sair do território.

Como parte do Reino de Israel, o território de Dã foi conquistado pelos assírios e muitos na tribo foram exilados ou fugiram para o sul do reino de Judá, perdendo-se assim toda a sua história.

Deixe um comentário