Açougue

Açougue, traduzido do grego makellon em 1 Coríntios 10:25, referia-se a um mercado de carnes comum nas cidades do Império Romano. Era um local onde se vendiam diversos tipos de carne, inclusive de animais considerados impuros pela lei judaica e carne proveniente de sacrifícios a ídolos.

A presença de açougues em Corinto gerou dúvidas entre os cristãos sobre a permissibilidade de consumir carne vendida nesses locais. Paulo, em sua carta, os aconselha a não se preocupar com a origem da carne, “por causa da consciência”, demonstrando uma postura de liberdade e confiança na soberania de Deus.

Os açougues em Corinto eram parte integrante da vida urbana, representando um local de comércio e abastecimento para a população.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário