O harodita era o natural da cidade de Harode. A Bíblia menciona diversos indivíduos com essa designação, todos eles associados ao círculo dos valentes guerreiros do rei Davi, o que sugere que Harode era uma localidade que produziu homens corajosos e leais.
Entre os haroditas listados estão:
- Sama, filho de Agé, o harodita, que se destacou por uma defesa heróica contra os filisteus (2 Samuel 23:11-12). Em 1 Crônicas 11:27, ele é listado como Sama, o hararita, o que pode indicar uma variação no nome ou uma possível conexão entre Harode e a região montanhosa referida por “Har”.
- Ellica, o harodita, também faz parte da lista dos valentes de Davi (2 Samuel 23:25).
- Helede, filho de Baaná, o netofatita (em 2 Samuel 23:29), é chamado de Helede, o harodita, em 1 Crônicas 11:30, sugerindo que ele era de Harode ou tinha alguma ligação significativa com essa cidade, embora sua origem familiar fosse de Netofa.
