Reforma na Espanha
A ideia de uma Reforma na Espanha anterior a Lutero tem sido objeto de debate na historiografia. Em vez de um movimento unificado comparável ao luteranismo ou ao calvinismo, os estudos apontam para um conjunto de correntes espirituais, tensões sociais e disputas teológicas que, entre os séculos XV e XVI, questionaram práticas e estruturas do…
Contrato e Pacto
O pacto bíblico e o contrato contemporâneo operam em esferas ontológicas distintas, conforme evidenciado pelas ciências bíblicas e pela antropologia jurídica. O termo primordial para pacto no Antigo Testamento é o substantivo hebraico בְּרִית (berît). A erudição contemporânea vincula sua etimologia ao acadiano birītu, que denota “vínculo”, “grilhão” ou “fecho”, capturando a essência de algo…
Eclética
Eclética, Eclecte, Eklektē (Ἐκλεκτῇ) ou a Senhora Eleita refere-se à destinatária da Segunda Epístola de João. Durante séculos, a identidade dessa figura foi debatida entre uma interpretação metafórica, que a via como uma personificação de uma igreja local, e uma interpretação literal, que a identificava como uma mulher cristã específica. Estudos recentes de Lincoln H.…
Princípio dia-ano
O Princípio Dia-Ano é uma chave hermenêutica utilizada na interpretação de profecias bíblicas, especialmente dentro da escola historicista, que postula que um “dia” em um contexto profético-simbólico representa um ano solar literal. A fórmula central é: 1 dia profético = 1 ano literal. Essa ferramenta transforma cronologias apocalípticas em vastos períodos históricos, permitindo que os…
Leitura historicista
A Leitura historicista da Bíblia é uma estratégica hermenêutica que interpreta a profecia, especialmente nos livros de Daniel e Apocalipse, como um mapa simbólico do curso contínuo da história, desde a época do profeta até o fim dos tempos. Diferente do preterismo, que vê a maioria das profecias cumpridas no século I, e do futurismo,…
Leitura futurista
A leitura futurista do Livro do Apocalipse interpreta a maior parte de suas profecias — geralmente dos capítulos 4 a 22 — como uma linha do tempo sequencial de eventos que ainda serão cumpridos em um período específico e futuro da história, imediatamente anterior à segunda vinda de Cristo. Para os futuristas, o Apocalipse é…
Leitura idealista
A leitura idealista, também chamada leitura simbólica ou espiritual da profecia bíblica — especialmente do Livro do Apocalipse — interpreta as visões não como previsões de eventos históricos específicos ou futuros, mas como representações atemporais e simbólicas do conflito universal e espiritual entre Deus e Satanás, entre o bem e o mal, que se manifesta…
Leitura da recapitulação
A leitura da recapitulação (ou, por vezes, a visão dos Passagens Paralelas ou Cíclica) é uma abordagem hermenêutica da interpretação do Livro do Apocalipse que contrasta diretamente com a leitura linear e cronológica (tal como é comum no dispensacionalismo), que entende os eventos dos capítulos 4-22 como uma sequência estrita de acontecimentos futuros. Recapitulação como…
Leitura preterista
A leitura preterista (do latim praeter, “passado”) interpreta as profecias do Livro do Apocalipse como eventos que se cumpriram primária ou completamente no século I, culminando na destruição de Jerusalém e do Templo em 70 d.C. Para o preterista, o Apocalipse não é uma previsão para o futuro distante, mas uma mensagem codificada de encorajamento…
Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.
Follow My Blog
Get new content delivered directly to your inbox.
