O Ausbund, em alemão “excelência”, é o mais antigo hinário anabatista e um dos mais antigos cancioneiros cristãos em uso contínuo.
Os hinos foram compostos na masmorra do Castelo de Passau, na Bavária, onde um grupo de anabatistas estavam presos entre 1535 e 1540. Alguns não sobreviveram à prisão e muitos deles foram martirizados.
Sua primeira impressão seria em 1564. Outra edição do hinário com mais oitenta hinos apareceu em 1583. As edições posteriores incluíram 137 (Europa) e 140 (América do Norte) hinos.
O Ausbund atualmente é usado exclusivamente no culto Amish, além de forma derivada continuar nos hinários menonitas, hutteritas e da Igreja Cristã Apostólica.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica