Rocco Santamaria (1899 – 1985) foi um ministro do evangelho pertencente às Igrejas Cristãs Italianas da América do Norte.
Junto de seu pai, John Santamaria, evangelizaram e formaram várias congregações italianas no norte do estado de Nova Jérsey nos anos 1910-1930. Fundaram, dirigiram ou apoiaram as igrejas italianas de Nutley, Passaic, Burlington, Newark, Carlstadt, Lyndhurst, Paterson, todas em New Jérsey.
Santamaria trabalhava como carpiteiro e editava o periódico La Pace Christiana, um dos primeiros do movimento pentecostal italiano.
No começo da década de 1930, o grupo ministrado pelos Santamaria aderiu à ala “mangiasangue” na questão da observância da injunção de Atos 15. Em 1932, com seu pai, peticionaram a formação das Assembleias de Deus Italianas como filiadas às Assemblies of God americana. No entanto, nos anos seguinte voltaram a ficar independente e reconciliaram-se com a Italian Christian Church of North America (CCNA), onde em 1939 Rocco seria apontado editor do Il Faro e no ano seguinte vice-presidente da denominação.
Quando aposentou, mudou-se para o asilo da CCNA na Flórida, onde morreu.