Zeus

A principal divindade do panteão grego, chamado pelos romanos de Júpiter ou Jove. Seu domínio era céu e do clima. Governava os deuses e aplicava punições a imortais e mortais que o irritaram.

Chamado de “pai dos deuses e dos homens”, vivia no Olimpo com outros deuses, mas a mitologia retrata várias incursões e aventuras amorosas entre os mortais.

Originalmente, Zeus era o deus do céu dos povos micênicos (de língua grega) que migraram para a península grega por volta de 2.000 aC. Na mitologia grega, Zeus era filho de Cronos e Rhea.

Barnabé foi considerado “Zeus” pelo povo de Listra (Atos 14:12).

Em Atos 28:11: o nome do navio que Paulo partiu de Malta tinha como caranca os “Filhos de Zeus”, Castor e Pólux.

O apócrifo 2 Macabeus 6:1, 2 fala que o rei selêucida Antíoco IV (Epifânio) tentou profanar o templo de Jerusalém com o culto a Zeus (Júpiter Olimpo) no ano 164 a.C.,o que seria mais tarde possivelmente referido como “abominação e desolação”.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário