Pegrino, migrante ou o estrangeiro aparecem no Antigo e Novo Testamento, referido como גֵּר, ger em hebraico e προσήλυτος, prosēlytos em grego.
O estrangeiro residente vivia entre pessoas de outra nacionalidade. Em sociedades patriarcais e linhageiras, não ter um ancestral ligado à terra era motivo de exclusão social.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica