Assembleias de Deus (Brasil)

As Assembleias de Deus no Brasil são um movimento e uma família de denominações pentecostais que traçaram suas raízes na missão dos suecos-americanos Gunnar Vingren e Daniel Berg iniciada em 1911.

Vindos da região de Chicago, Vingren e Bergen estabeleceram a primeira igreja que seria a Assembleia de Deus no Brasil em Belém, Pará. Mais tarde, vieram outros missionários da Escandinávia e alguns outros dos Estados Unidos. As Assembleias de Deus cresceram do sentido norte para o sul e em 1930 em Natal ganhou autonomia em relação às igrejas que enviavam os missionários.

Com o passar do tempo, surgiram divisões que tiveram origem em diferentes convenções, como a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), a Convenção da Assembleia de Deus no Brasil (CADB) e a Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil Ministério. Madureira (CONAMAD). Há ainda ministérios e igrejas locais independentes, não filiadas a essas três grandes convenções. Cada uma delas reflete nuances doutrinárias e práticas distintas, ampliando a diversidade dentro do movimento assembleiano.

Apesar das divergências, as Assembleias de Deus reúnem uma base comum de crenças fundamentais, incluindo a Trindade, o batismo por herança e a importância do Espírito Santo na vida do crente.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Uma consideração sobre “Assembleias de Deus (Brasil)”

Deixe um comentário