Reinhold Niebuhr

Karl Paul Reinhold Niebuhr (1892–1971) foi um teólogo americano, eticista, intelectual público e professor do Union Theological Seminary.

Inicialmente um ministro voltado à classe trabalhadora na década de 1920, com orientações pacifistas e o socialistas, seu pensamento evoluiu durante a década de 1930 para a teologia neo-ortodoxa e a posição de teologia pública do realismo cristão.

Niebuhr criticou tanto os liberais pelos seus pressupostos ingênuos contradições da natureza humana e do otimismo do Evangelho Social, quanto conservadores pelas suas visões ingênua das Escrituras.

Na filosofia política empregou a teologia para defender o realismo político, com impactos na teoria das relações internacionais.

Niebuhr compôs a Oração da Serenidade, popularizada pelos Alcoólicos Anônimos. Participou do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, enquanto atuava como professor visitante em Harvard e Princeton.

Como seu irmão, o teólogo H. Richard Niebuhr, era membro do Sínodo Evangélico da América do Norte, denominação que depois fundiria na Igreja Unida de Cristo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: