Thomas Erskine of Linlathen (1788 – 1870) foi um advogado escocês e teólogo leigo.
Com seu amigo, John McLeod Campbell, tentou uma revisão do calvinismo, mas Erskine foi mais longe, defendendo a reconciliação universal.
Por não pertencer a nenhuma denominação, não sofreu repressão eclesiástica. Apesar de seu universalismo, considerava o pecado como a causa de toda miséria neste mundo. Deus deve remover radicalmente o pecado e não permite seus efeitos após a morte. Rejeitou o livre arbítrio e considerou a teoria calvinista da predestinação mais alinhada com a mensagem bíblica. Todavia, considerava a humanidade toda predestinada à vida eterna.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica