John McLeod Campbell

John McLeod Campbell (1800-1872) foi um ministro e teólogo reformado escocês.

Considerado como ponto alto da teologia britânica durante o século XIX. Campbell foi influenciado pela patrística, as confissões e catecismos reformados históricos, a obra de John Calvin, o comentário de Martin Lutero sobre Gálatas e as obras de Jonathan Edwards. Campbell pregava a expiação universal, o que o levou a ser acusado de heresia e removido do ministério em 1830 por não concordar com a visão da Confissão de Westminster sobre a expiação limitada.

Em 1856, Campbell publicou On the Nature of the Atonement (A Natureza da Expiação), que procurava entender a expiação à luz da Encarnação e via a vida, obra e morte de Jesus Cristo como um todo indivisível. Campbell afirmava que a mente divina em Cristo é a mente de uma filiação obediente perfeita para com Deus e de uma irmandade perfeita para com os homens. Através da Encarnação, Cristo viveu vicariamente no lugar da humanidade e em seu lugar, tornando-se um sacrifício perfeito e completo que reconcilia a humanidade com Deus. Jesus se apresenta em nosso lugar, mas não recebe a pena por nós, porém confessa perfeitamente nossos pecados.

Alguns críticos argumentam que sua posição não era autoconsistente em relação ao elemento penal e expiatório no sofrimento de Cristo, mas a maioria reconhece a influência e o valor de sua teologia na mudança do paradigma predominante da teoria da expiação.

BIBLIOGRAFIA

On the Nature of the Atonement, 1856

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: