Ada Maria Isasi-Diaz (1943-2012) foi uma teóloga e eticista católica cubano-americana.
Por um tempo foi uma freira ursulina e esteve em missões no Peru e Espanha. De retorno aos Estados Unidos, desenvolveu um ministério pastoral em comunidades hispânicas em Nova Iorque.
Ada Maria Isasi-Diaz desenvolveu o conceito de teologia mujerista, que se concentra nas experiências de mulheres latinas. Seu livro “Teologia Mujerista: Uma Teologia para o Século XXI” (1996) argumenta que a teologia deve levar em conta as experiências das comunidades marginalizadas e que a espiritualidade deve estar conectada à justiça social.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica