Adolf von Harnack (1851-1930) foi um teólogo alemão e historiador da igreja. Seu pensamento teológico enfatizou a importância da crítica histórica no estudo da Bíblia e no desenvolvimento da teologia cristã. Harnack acreditava que a essência do cristianismo era encontrada na simples mensagem de Jesus e que a igreja primitiva havia distorcido essa mensagem por meio de suas formulações doutrinárias. Ele é autor de vários livros, incluindo “O que é o Cristianismo?” (1901) e “A Missão e Expansão do Cristianismo nos Três Primeiros Séculos” (1902).
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica