James Hal Cone (1938-2018) foi um teólogo americano da libertação negra.
Para Cone o cristianismo deve abordar o sofrimento e a opressão dos negros. Seus trabalhos seminais incluem “Black Theology and Black Power” (1969) e “A Black Theology of Liberation” (1970), nos quais conectam a fé à justiça social.
Relacionado
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica