Tecla

Tecla foi uma pioneira cristã e companheira do apóstolo Paulo. Segundo a tradição, ela nasceu em Icônio, na Ásia Menor (atual Turquia), no século I dC.

Segundo os Atos de Tecla e Paulo, um conjunto que integra os Atos Apócrifos dos Apóstolos, Tecla estava noiva de um homem chamado Tamiris, mas ela foi atraída pelos ensinamentos de Paulo, que estava pregando em Icônio. Apesar da oposição de sua família e de seu noivo, Tecla se converteu ao cristianismo e se tornou uma seguidora de Paulo.

O compromisso de Tecla com sua nova fé foi testado quando ela foi acusada de impropriedade e levada a um tribunal. Foi condenada a ser queimada na fogueira, mas de acordo com a tradição, ela sobreviveu milagrosamente às chamas e conseguiu escapar.

Tecla continuou a viajar com Paulo e disse ter realizado milagres e evangelizado em várias cidades da região do Mediterrâneo. Ela também é creditada por estabelecer várias comunidades cristãs. Viveu sua velhice em uma caverna em Selêucia. Nessa comunidade, ensinou e batizou, tornando-se um local de peregrinação no final da antiguidade, hoje chamado Ayathekla. O local tornou-se o talvez primeiro e mais antigo monastério cristão, formando uma comunidade ao seu redor, hoje a vila de língua aramaica Maaloula.

A história de Tecla foi celebrada na arte e na literatura cristã. Os Atos de Paulo e Tecla foram traduzidos para vários idiomas como copta, siríaco, armênio , etíope, árabe e latim. Em algumas tradições é considerada apóstola. Em outras, na esteira de Tertuliano, desconsidera seu papel. Embora a extensão de suas atividades seja cercada em lendas, a historicidade de Tecla, missionária e mestre itinerante, é aceita sem problemas, visto as abundantes evidências antigas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: