Bonoso de Sardica

Bonoso de Sardica foi um bispo e teólogo do século IV.

Seria oriundo da cidade de Sardica ou Sárdica (atual Sofia, Bulgária). Pouco se sabe sobre sua vida, salvo por seus controversos ensinamentos sobre a Virgem Maria e sua oposição à prática do jejum.

Bonoso acreditava que Maria não era virgem antes do nascimento de Jesus e que ela teve filhos subsequentes com José. Também ensinou que o jejum era desnecessário e que o corpo deveria ser cuidado e nutrido, em vez de negado.

Esses ensinamentos foram vistos como heréticos por muitos. Um concílio em Roma em 374 excomungou Bonoso, mas continuou em seu ofício episcopal e a ter seguidores.

Seu legado continua a ser debatido. Alguns o veem como um defensor da liberdade individual e um crítico do ascetismo, enquanto outros o veem como um herege perigoso cujos ensinamentos ameaçavam a unidade da Igreja. Também é visto como um precursor do protestantismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: