Haimo de Auxerre (c. 780 – c. 865) foi um teólogo e exegeta que viveu no Império Carolíngio durante o século IX.
Haimo nasceu em Auxerre, França, e recebeu sua educação na Abadia de St. Germain em Auxerre. Mais tarde, ele se tornou professor na abadia e ficou conhecido por seus comentários sobre as Epístolas de São Paulo, que foram amplamente utilizados durante o período medieval. Foi citado por Anselmo, Abelardo, os vitorinos, Pedro Lombardo e Jan Hus.
Haimo influenciou no Renascimento Carolíngio, um período efervecência intelectual e cultural que ocorreu sob os reinados de Carlos Magno e seus sucessores. Ele era um membro proeminente da corte de Carlos, o Calvo, um dos netos de Carlos Magno, e estava envolvido na tradução e divulgação de textos clássicos. Além de seu trabalho como teólogo e comentarista, Haimo também foi um prolífico escritor de textos litúrgicos, hinos e sermões.
BIBLIOGRAFIA
Heil, Johannes. “Theodulf, Haimo, and Jewish Traditions of Biblical Learning: Exploring Carolingian Culture’s Lost Spanish Heritage.” Discovery and Distinction in the Early Middle Ages: Studies in Honor of John J. Contreni (2013): 88-115.