John Hick

John Hick (1922-2012) foi um filósofo da religião inglês que fez contribuições significativas para o campo do pluralismo religioso e da teologia. Envolveu-se no diálogo inter-religioso e na filosofia da linguagem.

O pensamento e as contribuições teológicas de Hick estão centrados na ideia de pluralismo religioso, que afirma que todas as religiões são caminhos válidos para Deus ou realidade última. Argumenta que nenhuma religião única tem o monopólio da verdade e que diferentes religiões oferecem diferentes perspectivas sobre a mesma realidade última. Hick também enfatiza a importância do diálogo inter-religioso, argumentando que é por meio do diálogo e da compreensão mútua que pessoas de diferentes religiões podem trabalhar em prol de objetivos comuns e promover a coexistência pacífica.

Além de seu trabalho sobre pluralismo religioso, Hick também fez contribuições significativas para a filosofia da linguagem, particularmente na área da teoria semântica. Ele desenvolveu a ideia de “descitacionalismo” (em inglês, disquotationalism), que argumenta que o significado de uma frase é determinado por sua relação com outras frases em um idioma.

A carreira acadêmica de Hick durou mais de cinco décadas, durante as quais lecionou em várias instituições, incluindo a Universidade de Birmingham, a Universidade de Princeton e a Claremont Graduate University. Escreveu vários livros e artigos sobre pluralismo religioso, filosofia da linguagem e o problema do mal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: