Máximo, o Confessor (580-662), monge cristão e teólogo grego.
De origem grega, teria nascido em Constantinopla ou na Palestina, mas esteve em diversos centros do cristianismo da época, como Constantinopla, na Anatólia, em Cartago, Roma, Trácia e Cáucaso, onde morreu.
Compôs vários escritos sobre a natureza de Cristo e a relação entre as vontades humana e divina. Desenvolveu o conceito de “teose” ou “divinização” tal como é atualmente entendida na teologia ortodoxa oriental.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica