O Dicionário Bíblico Wycliffe, editado por Charles F. Pfeiffer, é uma obra de referência bíblica.
Originalmente publicado como The Wycliffe Bible Encyclopedia (em dois volumes) (1975) e depois reduzido em forma de dicionário como Wycliffe Bible Dictionary (1998), foi traduzido e publicado pela CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus) no Brasil.
O dicionário se propõe a oferecer informações abrangentes sobre a Bíblia, incluindo seus personagens, lugares, eventos, conceitos teológicos e temas diversos. No entanto, sua perspectiva teológica ligada ao dispensacionalismo influencia a forma como os temas são abordados e interpretados, o que exige uma análise crítica de seus pressupostos e potenciais vieses.
O dicionário tende a adotar uma visão idealizada sobre a autoria dos livros bíblicos, atribuindo-os a autores específicos e defendendo a integridade textual em sua forma final. Essa posição não reflete o consenso da pesquisa acadêmica acerca do complexo process de composição e transmissão dos textos bíblicos.
O dicionário geralmente privilegia leituras preditivas de profecias, com foco em eventos futuros. Assim, o dicionário tende a obscurecer outras dimensões importantes dos textos proféticos, como seu significado histórico e social.
Refletindo os viéses dos evangélicos americanos, saliente a salvação individual, a necessidade de conversão pessoal e uma moralidade angloamericana.
Embora o Dicionário Bíblico Wycliffe tenha passado por algumas revisões, sua base de conhecimento e sua perspectiva teológica permanecem enraizadas em dados mais antigos disponíveis nos anos 1970.
Charles F. Pfeiffer (1919-1976) foi um arqueólogo, escritor e docente de teologia norteamericano. Pfeiffer obteve seu doutorado em arqueologia pela Universidade da Pensilvânia, onde também lecionou por alguns anos. Em seguida, ele se juntou ao corpo docente do Moody Bible Institute em Chicago, onde lecionou por mais de 20 anos. Fez escavações arqueológicas em sítios bíblicos no Oriente Médio, incluindo Tel Megido e Cafarnaum. Pfeiffer foi um escritor prolífico, publicando vários livros sobre arqueologia bíblica, história do antigo Israel e o contexto histórico e cultural da Bíblia.
