O Shemá, em hebraico שמע, é uma declaração central de fé das religiões israelitas, com base em em Deuteronômio 6:4-5 e começa com as palavras “Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor.” O Shema enfatiza a crença monoteísta na unicidade de Deus e o mandamento de amar a Deus de todo o coração, alma e força.
Em comparação, a Shahada do islã afirma: “Não há deus senão Alá, e Maomé é seu mensageiro”, afirmando a crença na unicidade de Alá e na missão profética de Maomé. Em contrapartida, no cristianismo Credo Apostólico declara a crença na Trindade, reconhecendo um Deus em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica