Friedrich Gogarten (1887-1967) foi um teólogo protestante alemão, expoente do que frequentemente é chamado de teologia existencial e teologia prática.
Seu pensamento teológico centrou-se na ideia do kerygma, enfatizando a proclamação do evangelho como o cerne da fé cristã. Gogarten procurou preencher a lacuna entre a teologia e a vida cotidiana, enfatizando a relevância da fé na sociedade contemporânea. Defendeu uma compreensão mais experimental do cristianismo.
As obras de Gogarten, incluindo “A Realidade da Fé” e “A Igreja e o Mundo”, provocaram discussões teológicas e influenciaram o desenvolvimento da teologia existencial e da teologia prática.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica