Sempiternidade refere-se à existência em todos os tempos em oposição à eternidade, entendida como existência fora do tempo. Seria uma duração temporal sem começo e sem fim.
Por vezes, o termo indica outro conceito: um estado eterno de existência, tendo um começo, mas sem fim. É usado para falar de anjos e almas em distinção da eternidade de Deus.
BIBLIOGRAFIA
Kneale, Martha. “Eternity and sempiternity.” Proceedings of the Aristotelian Society. Vol. 69. Aristotelian Society, Wiley, 1968.
Tomkinson, J. L. “Divine Sempiternity and Atemporality.” Religious Studies 18, no. 2 (1982): 177–189.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica