Cottage meetings

Cottage meetings são reuniões domésticas na tradição protestante americana. Referem-se a reuniões de pequena escala para fins religiosos, normalmente realizadas em residências particulares. Elas existiram ao longo da história em diversas formas e sob diferentes nomes, mas todos compartilham características comuns. São similares ao movimento de pequenos grupos, como igrejas em células.

As cottage meetings traçam origens nas reuniões doméstica na igreja primitiva, especialmente durante os períodos de perseguição ou quando o acesso a edifícios religiosos formais era limitado. Atos 5:42 e 20:20 no Novo Testamento mencionam tais reuniões.

Durante os movimentos de Reforma e Reavivamentos. Destacaram-se entre os pietistas, moravioanos e os metodistas. Tais reuniões foram plataformas para discussão informal, estudo bíblico e liderança leiga.

Na cultura protestante americana do segundo ao terceiro grande despertar, as reuniões caseiras tornaram-se práticas de referência. A comunhão domiciliar para oração, estudo bíblico e exortação mútua costuma ser realizada semanalmente em muitas congregações.

As características típicas são pequenos grupos, variando de um punhado de indivíduos a algumas dezenas, reúnem-se em casas, celeiros ou outros espaços privados. Isso promove um senso de intimidade e comunidade.

As atividades variam dependendo da denominação e propósito do grupo. Os elementos comuns incluem estudo bíblico, canto de hinos, oração, partilha de testemunhos e discussão de assuntos doutrinários ou práticos.

A liderança pode ser liderada por leigos, com os membros revezando-se ou partilhando responsabilidades, ou envolver figuras religiosas designadas, dependendo do contexto.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário