American and Foreign Christian Union

American and Foreign Christian Union (AFCU) ou em português União Cristã Americana e Estrangeira foi uma organização interdenominacional criada em 1849 na cidade de Nova York com o objetivo de converter católicos romanos ao protestantismo evangélico.

Os membros fundadores da AFCU eram de várias denominações cristãs, incluindo igrejas presbiterianas, congregacionais, batistas, luteranas, reformadas holandesas e episcopais metodistas.

A AFCU surgiu através da fusão de três sociedades anteriores: a Sociedade Protestante Americana, a Aliança Cristã e a Sociedade Evangélica Estrangeira. Estas organizações estiveram ativamente envolvidas no trabalho missionário, tanto a nível nacional como no estrangeiro, concentrando-se na conversão de católicos e na promoção do cristianismo evangélico.

A Aliança Cristã (1842-1849) foi fundada para trabalhar pela conversão dos católicos italianos, tanto na Itália como em outros lugares.

A partir da década de 1860, concentra esforços na Suécia, Haiti, Irlanda, Brasil e Itália. Teve atividades ainda na Polônia, México, Texas e Alemanha. James Cooley Fletcher (1823–1901) foi enviado ao Brasil em 1851 pela AFCU e a Sociedade dos Amigos dos Marinheiros.

A AFCU empregou missionários nacionais e forneceu apoio aos esforços missionários e sociedades afins. Os relatos de suas atividades apareciam em um jornal mensal, “The Christian World”, de 1850 a 1884.

Ao longo dos anos, a AFCU passou por dificuldades, como a redução no apoio financeiro das sociedades missionárias denominacionais. Então, eestruturou as suas operações e redirecionou os seus esforços, particularmente para a evangelização da Itália.

Em 1884, a AFCU interrompeu o seu trabalho missionário ativo, mas continuou a apoiar a Igreja Americana em Paris, gerindo a sua doação, angariando fundos e apoiando o pastor. Ainda hoje mantém a American Church in Paris, a American Church in Berlin e a Vienna Community Church.

Deixe um comentário