Ismael

Ismael, em hebraico: יִשְׁמָעֵאל grego: Ἰσμαήλ, é o primeiro filho do patriarca Abraão, nascido de Hagar, serva egípcia de Sara, esposa de Abraão.

De acordo com Gênesis 16, o nascimento de Ismael foi planejado por Sara, que na época era conhecida como Sarai, devido à sua infertilidade. Para assegurar um herdeiro para Abraão, ela sugeriu que ele tomasse sua serva Hagar como uma segunda esposa temporária. Assim, Hagar concebeu e deu à luz Ismael, o que estabeleceu a promessa divina de que os descendentes de Abraão se multiplicariam grandemente. No entanto, as tensões entre Hagar e Sara eventualmente fizeram com que Hagar fugisse. Ela encontrou um anjo no deserto que a instruiu a voltar e submeter-se a Sara, garantindo-lhe que seu filho Ismael se tornaria o progenitor de uma grande nação.

Quando Ismael tinha 13 anos, ele foi circuncidado, juntamente com todos os homens na casa de Abraão, como parte do Brit Mila, o pacto entre Deus e Abraão, sinalizando o compromisso divino com sua descendência. Nesse mesmo pacto, Deus revelou a Abraão que Sara, agora renomeada como Sara, também teria um filho, Isaque, que seria o herdeiro da aliança. Ismael, entretanto, recebeu a bênção de ser o ancestral de doze príncipes, e de que dele surgiria uma grande nação.

Após o nascimento de Isaque, a relação entre Sara e Hagar se deteriorou ainda mais. Em uma celebração para Isaque, Sara percebeu que Ismael, então um adolescente, zombava de seu irmão mais novo, e pediu a Abraão que expulsasse Hagar e seu filho. Embora relutante, Abraão aceitou, após Deus assegurar-lhe que Isaque seria o herdeiro principal, mas que Ismael também seria o fundador de uma grande nação.

Abraão forneceu suprimentos a Hagar e Ismael, que partiram para o deserto de Berseba. Quando o suprimento de água acabou, Hagar se afastou de Ismael para não vê-lo morrer, mas Deus ouviu o choro do menino e prometeu a Hagar que Ismael prosperaria. Um poço milagrosamente apareceu, e eles sobreviveram. Ismael cresceu no deserto de Parã e se tornou um arqueiro. Hagar posteriormente arranjou-lhe um casamento com uma mulher egípcia.

Ismael teve doze filhos, que se tornaram príncipes e fundaram tribos no vasto território entre Havilá e Sur, do Egito até a Assíria. Seus descendentes, conhecidos como ismaelitas, ocuparam várias regiões do Oriente Médio e foram ancestrais de muitos povos árabes. Ele também teve uma filha, Maalate (ou Basemate), que se casou com Esaú, filho de Isaque.

No islã, Ismael, conhecido como Ismail, é honrado como profeta e como uma figura essencial para a fundação espiritual de Meca, onde ele e seu pai, Abraão, construíram a Caaba, o local mais sagrado do Islã.

Deixe um comentário