Algot Svensson

Algot Svensson (1894-1959) nasceu em Bälaryd, Jönköpings, na Suécia. Foi missionário e pastor da Assembleia de Deus em Belo Horizonte, Minas Gerais, tendo chegado ao Brasil em 26 de setembro de 1928, acompanhado de sua esposa, Rosa. O trabalho missionário de Svensson começou em Belém do Pará e, posteriormente, foi para Maceió, onde liderou a Assembleia de Deus na capital alagoana de 1930 a 1933, contribuindo para o crescimento da igreja na região.

Em 1933, Svensson se mudou para Belo Horizonte, onde assumiu o pastoreado e foi responsável pela construção de vários templos, incluindo o templo-sede, inaugurado em 1956. Sua liderança incluiu uma preocupação com a área social da igreja, além de sua participação nas convenções gerais da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Junto com Rosa, ele teve um papel importante na expansão da missão pentecostal sueca no Brasil, no início do século XX. Enfrentando desafios como as diferenças culturais e o clima tropical, o casal trabalhou para estabelecer a igreja pentecostal no país, realizando cultos, ensinando e interagindo com as comunidades locais.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário