Ágata

Ágata é uma pedra semipreciosa mencionada em textos bíblicos como Êxodo 28:19, Êxodo 39:12, Isaías 54:12 e Ezequiel 27:16. Trata-se de uma variedade de calcedônia, composta predominantemente por sílica cristalina finamente granulada. Caracteriza-se por sua formação em camadas alternadas de diversas cores, como branco, azulado e marrom claro.

A pedra recebe seu nome do grego, derivado do rio Achates na Sicília, e também pode estar relacionada a termos fenícios e hebraicos que se referem a aspectos de sua aparência manchada. Na Bíblia, a ágata é identificada como o segundo elemento na terceira fileira do peitoral do sumo sacerdote, utilizado em cerimônias religiosas descritas na Torá.

Geologicamente, as ágatas são encontradas em cavidades de rochas vulcânicas antigas, especialmente nas proximidades do Lago Tiberíades e regiões adjacentes ao nordeste da Síria. Sua formação ocorre por deposição de gel de sílica, que se coagula a partir de água rica em sílica em contato com rochas adjacentes ricas em ferro. As camadas sucessivas se formam paralelamente às paredes das cavidades, resultando em padrões únicos.

Deixe um comentário