Alexandre (Ἀλέξανδρος, Alexandros), em grego “auxílio do homem”, é um nome que aparece em várias passagens bíblicas, além de Alexandre, o Grande.
- Alexandre, parente de Anás é mencionado em Atos 4:6 como um membro da família sacerdotal e parente de Anás, o sumo sacerdote. Ele estava presente na reunião do Sinédrio que interrogou Pedro e João após a cura do coxo na porta do templo chamada Formosa. A passagem não fornece mais informações sobre sua vida ou ações. É possível que ele tenha sido um dos líderes religiosos que se opuseram aos ensinamentos de Jesus e seus seguidores.
2. Alexandre, filho de Simão Cirineu é mencionado em Marcos 15:21 como um dos filhos de Simão de Cirene. Simão foi obrigado a carregar a cruz de Jesus a caminho da crucificação. O texto não oferece mais detalhes sobre Alexandre ou seu irmão Rufo. É possível que eles tenham se tornado conhecidos na comunidade cristã primitiva, o que explicaria a menção de seus nomes por Marcos.
3. Alexandre de Éfeso era um judeu que viveu em Éfeso no século I d.C. Ele é mencionado em Atos 19:33 como aquele que tentou apaziguar a multidão durante um tumulto provocado por Demetrio, um ourives que se sentia ameaçado pela pregação de Paulo. Alexandre tentou falar em defesa dos cristãos, mas a multidão enfurecida não lhe deu ouvidos. O texto não revela se Alexandre era cristão ou se apenas buscava acalmar os ânimos.
4. Alexandre, o latoeiro é mencionado em 2 Timóteo 4:14 como um opositor de Paulo. O apóstolo afirma que Alexandre lhe causou muitos males e que o Senhor lhe dará o que ele merece. Não há mais informações sobre a natureza da oposição de Alexandre a Paulo ou sobre os “males” que ele causou. É possível que ele tenha sido um líder religioso ou um artesão que se opôs à pregação de Paulo em Éfeso.
5. Alexandre, o falso mestre é mencionado em 1 Timóteo 1:20 como um falso mestre em Éfeso. Paulo o entregou a Satanás, juntamente com Himeneu, para que aprendessem a não blasfemar. Não há mais informações sobre os ensinamentos de Alexandre ou sobre as razões que levaram Paulo a tomá-la atitude. É possível que ele tenha promovido heresias ou se envolvido em práticas imorais.
