Pecado Original

A doutrina do pecado original, na teologia cristã agostiniana, afirma que a transgressão de Adão e Eva no Éden deixou uma marca indelével herdada na humanidade. Todos herdam uma natureza pecaminosa, inclinada ao mal, e a culpa da desobediência original, sendo essa natureza transmitida por ato sexual (seminalismo de Agostinho) ou por consequência legal (Grócio).

O pecado original, presente desde o nascimento, corrompe a vontade humana e impede a busca natural pelo bem. A concupiscência, o desejo desordenado, é uma manifestação dessa natureza decaída. O pecado original separa a humanidade de Deus e torna necessária a graça divina para a salvação. Essa doutrina influenciou o batismo infantil e gerou debates sobre graça e livre-arbítrio. No entanto, críticas apontam para a inconsistência da culpa herdada com a responsabilidade individual.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário