Tomás à Kempis

Tomás à Kempis ou Tomás de Kempis (c. 1380 –1471) foi um monge, sacerdote e escritor espiritual germano-holandês, autor do clássico A Imitação de Cristo.

Nascido em Kempen, perto de Colônia, na Alemanha, seu nome original era Thomas Hemerken. Recebeu sua educação inicial em uma escola dirigida pelos Irmãos da Vida Comum em Deventer, onde foi influenciado pela piedade e devoção desse movimento.

Em 1399, ingressou no convento agostiniano de Monte Santo Agostinho, perto de Zwolle, onde seu irmão mais velho era prior. Tomás fez seus votos monásticos em 1406 e foi ordenado sacerdote em 1413. Passou a maior parte de sua vida nesse mosteiro, dedicado à oração, ao estudo e à cópia de manuscritos. Embora tenha ocupado posições de autoridade, como a de subprior, ele preferia uma vida contemplativa e frequentemente evitava responsabilidades administrativas.

Sua obra mais famosa, A Imitação de Cristo, escrita entre 1418 e 1427, é um guia para cristãos que desejam aprofundar sua relação com Deus por meio da humildade e devoção. O livro destaca a importância de seguir o exemplo de Cristo e tornou-se uma das obras mais traduzidas da literatura cristã.

Ele faleceu no mesmo mosteiro onde viveu a maior parte de sua vida.

Deixe um comentário