Baal-Berite, que significa “Senhor da Aliança” ou “Senhor do Pacto”, era uma divindade cananeia venerada em Siquém (Jz 8:33). Após a morte de Gideão, os israelitas, influenciados pelas práticas religiosas dos povos vizinhos, passaram a adorar Baal-Berite, construindo um templo em sua homenagem (Jz 9:4). O nome “Baal-Berite” sugere que essa divindade era invocada para garantir a proteção e o cumprimento de acordos e alianças. No entanto, a adoração a Baal-Berite representou uma ruptura com a fidelidade a Yahweh, o único Deus de Israel, e levou à condenação dos profetas e à destruição do templo (Jz 9:46)
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica