Dinaítas

Dinaítas (דִּינָיֵא, dinayê; Διναῖοι, Dinaioi), termo que aparece em Esdras 4:9, designa um grupo de escribas que atuavam na corte do rei persa Artaxerxes. Esses escribas, provavelmente pertencentes à província de Dina na Assíria, se opuseram à reconstrução do templo em Jerusalém pelos judeus que haviam retornado do exílio (Ed 4:9-10).

Juntamente com outros povos e oficiais, os dinaítas enviaram uma carta a Artaxerxes, acusando os judeus de sedição e rebelião, e buscando interromper a obra do templo (Ed 4:11-16).

A intervenção dos dinaítas e seus aliados resultou na suspensão da reconstrução do templo por vários anos, até que a obra foi retomada sob o reinado de Dario I (Ed 6:1-12).

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário