Jactância

Jactância significa “gabar-se, vangloriar-se”. O termo hebraico הִתְפָּאֵר (hitpa’er) e o grego καυχάομαι (kauchaomai) transmitem a ideia de exaltação própria, muitas vezes com um tom de presunção e orgulho excessivo.

A Bíblia condena a jactância em diversas passagens. Provérbios 27:1 adverte: “Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que o dia pode trazer.” Essa passagem enfatiza a incerteza do futuro e a tolice de vangloriar-se de algo que ainda não aconteceu. Tiago 4:16 exorta: “Agora, porém, vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna.” Essa passagem associa a jactância à presunção e ao orgulho, classificando-a como um comportamento pecaminoso.

A jactância pode se manifestar de diversas formas, como vangloriar-se de conquistas, talentos, riquezas ou posição social. No entanto, a Bíblia adverte que toda jactância é vã e passageira. Em vez de se vangloriar, o crente é chamado a reconhecer que tudo o que possui vem de Deus e a depositar sua confiança nele.

A humildade e a gratidão são os antônimos da jactância. Filipenses 2:1-11 exorta os crentes a terem a mesma atitude de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou sua igualdade com Deus algo a que devesse se apegar; em vez disso, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens.

Deixe um comentário