En-Eglaim

En-Eglaim (עֵין עֶגְלַיִם, Ein Eglayim) é um local geográfico mencionado apenas uma vez em Ezequiel 47:10. Nesta passagem profética, Ezequiel descreve uma visão de um rio vivificante que flui do Templo em Jerusalém e transforma o Mar Morto em água doce.

En-Eglaim é citada, juntamente com En-Gedi, como um local onde pescadores estenderão suas redes, indicando a abundância de peixes resultante da transformação. A localização exata de En-Eglaim é desconhecida e tem sido objeto de especulação. Alguns estudiosos sugerem uma possível identificação com ‘Ain Feshkha, na costa noroeste do Mar Morto, onde existem fontes de água doce, mas essa identificação permanece incerta. Outros propõem uma localização mais ao sul.

O nome “En-Eglaim” significa “Fonte dos Dois Bezerros” ou “Fonte das Duas Novilhas”, o que pode sugerir uma associação com a fertilidade e a abundância, temas presentes na visão de Ezequiel.

A falta de outras referências bíblicas ou extrabíblicas torna a identificação precisa de En-Eglaim um desafio, e seu significado reside principalmente em seu papel simbólico na visão escatológica de Ezequiel, representando a restauração e a vida abundante trazidas pela presença divina.

VEJA TAMBÉM

Eglaim

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário