Bênção

Bênção (בְּרָכָה, berakhah, em hebraico; εὐλογία, eulogia, em grego) é um conceito fundamental na Bíblia, abrangendo tanto a ação de abençoar quanto o resultado dessa ação. A palavra hebraica berakhah deriva da raiz ברך (brk), que significa “ajoelhar-se”, “abençoar”, “louvar”. A palavra grega eulogia significa literalmente “boa palavra” ou “falar bem”, implicando louvor, elogio e a invocação de favor divino.

Na Bíblia, a bênção pode ser:

  1. Divina: Deus é a fonte primária de bênção. Ele abençoa a criação (Gênesis 1:22, 28), indivíduos (Gênesis 12:2-3; 17:16; 24:1), e o povo de Israel (Deuteronômio 7:13-14). A bênção divina pode incluir prosperidade material, saúde, fecundidade, proteção, sucesso, paz e, acima de tudo, um relacionamento especial com Deus. A bênção de Deus é frequentemente associada à aliança e à obediência aos seus mandamentos (Deuteronômio 28:1-14).
  2. Humana: Os seres humanos também podem abençoar uns aos outros, invocando o favor divino sobre eles. Isso pode ocorrer em vários contextos:
    • Patriarcal: Pais abençoam seus filhos, transmitindo herança e autoridade espiritual (Gênesis 27; 48; 49). A bênção patriarcal era considerada irrevogável e profética.
    • Sacerdotal: Os sacerdotes tinham a função específica de abençoar o povo (Números 6:22-27 – a “Bênção Aarônica”). Esta bênção invocava o nome de Deus sobre Israel, pedindo sua proteção, graça e paz.
    • Geral: As pessoas podem abençoar umas às outras em diversas situações, expressando votos de bem-estar, gratidão e louvor a Deus (Rute 2:4; Salmo 129:8).

No Novo Testamento, a bênção (eulogia) adquire um significado ainda mais profundo em Cristo. Jesus abençoa as crianças (Marcos 10:16), os discípulos (Lucas 24:50-51) e o pão e o vinho na Última Ceia (Mateus 26:26). Ele é a fonte suprema de bênção para a humanidade (Efésios 1:3: “Bendito (eulogētós) o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou (eulogēsas) com todas as bênçãos (eulogia) espirituais nas regiões celestiais em Cristo”). A bênção cristã inclui o perdão dos pecados, a adoção como filhos de Deus, a herança da vida eterna e a presença do Espírito Santo.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário