Enxofre

Enxofre é um termo para traduzir algumas palavras na Bíblia, גָּפְרִית, gofrit, em hebraico; θεῖον, theîon, em grego; e está fortemente associada ao fogo e ao juízo divino.

No Antigo Testamento, gofrit aparece em contextos de destruição e punição. A menção mais famosa está em Gênesis 19:24-25, onde Deus faz chover fogo e enxofre (gofrit) sobre Sodoma e Gomorra, destruindo as cidades e seus habitantes devido à sua iniquidade. Deuteronômio 29:23 descreve a terra de Israel, caso o povo se desvie da aliança com Deus, como se tornando um deserto de enxofre (gofrit) e sal. Jó 18:15 usa o enxofre (gofrit) como imagem da desolação da habitação do ímpio. Salmos 11:6 descreve Deus fazendo chover “fogo e enxofre (gofrit)” sobre os ímpios. Ezequiel 38:22 profetiza o juízo de Deus sobre Gogue, incluindo “chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre (gofrit)”.

A Septuaginta traduz gofrit como θεῖον (theîon), que também significa “enxofre”, mas tem uma conotação adicional de “divino” ou “relacionado aos deuses”, possivelmente reforçando a ideia do enxofre como instrumento do juízo divino.

No Novo Testamento, θεῖον (theîon) aparece principalmente no livro de Apocalipse, em contextos semelhantes de juízo e destruição. Apocalipse 9:17-18 descreve cavalos com couraças de fogo, jacinto e enxofre (theîon), e de suas bocas saem fogo, fumaça e enxofre (theîon). Apocalipse 14:10 fala dos ímpios bebendo o vinho da ira de Deus e sendo atormentados com fogo e enxofre (theîon). Apocalipse 19:20; 20:10; 21:8 descrevem o lago de fogo e enxofre (theîon) como o destino final da besta, do falso profeta e dos ímpios.

Deixe um comentário