José pai de Jesus

José (em grego: Ἰωσήφ; em hebraico: יוֹסֵף), um homem de Nazaré, desempenha um papel crucial nos Evangelhos como o esposo de Maria e o pai terreno de Jesus. Sua história, embora relativamente breve nos relatos bíblicos, é rica em significado e relevância teológica.

José é apresentado como um descendente da linhagem de Davi, um homem justo e carpinteiro de profissão (Mateus 1:19; Lucas 2:4). Seu papel como pai de Jesus é central para a narrativa do Novo Testamento, pois, embora não seja o pai biológico de Jesus, ele assume a responsabilidade de criá-lo e protegê-lo, conferindo-lhe sua linhagem davídica e integrando-o à comunidade judaica.

Os Evangelhos narram que José, ao saber da gravidez de Maria, que era virgem, é confrontado com uma situação difícil. Um anjo do Senhor aparece a ele em sonho, revelando que a criança foi concebida pelo Espírito Santo e que ele deveria se casar com Maria (Mateus 1:20-21). José, obedecendo à mensagem divina, aceita sua missão e se torna o pai terreno de Jesus.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Uma consideração sobre “José pai de Jesus”

Deixe um comentário