A inscrição de Yahweh do Monte Ebal, descoberta em 1980 pelo arqueólogo israelense Adam Zertal, é um fragmento de cerâmica do século XIII a.C. contendo uma inscrição em proto-hebraico ou cananeu.
A suposta presença do tetragrama YHWH, o nome de Deus, tem gerado debates sobre sua autoria e significado. Enquanto alguns estudiosos a consideram evidência de um culto monoteísta israelita precoce, outros argumentam que a inscrição pode ser de origem cananeia, o que complexifica sua interpretação. A localização da inscrição no Monte Ebal, mencionado em Deuteronômio 11:29 como local de bênçãos e maldições, aumenta sua relevância para a história da religião israelita.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica