Coatitas

Os coatitas eram os descendentes de Coate, o segundo filho de Levi (Gênesis 46:11; Êxodo 6:16; Números 3:17; 1 Crônicas 6:1). Coate teve quatro filhos: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel, que deram origem às quatro principais famílias coatitas (Números 3:19; 1 Crônicas 23:12).

Dentro da tribo de Levi, os coatitas tinham responsabilidades específicas e importantes relacionadas ao serviço do Tabernáculo e, posteriormente, do Templo. Eles eram encarregados do transporte e cuidado dos objetos mais sagrados, incluindo a Arca da Aliança, a mesa dos pães da proposição, o candelabro, o altar de ouro e outros utensílios sagrados (Números 4:4-15). Dada a santidade desses objetos, apenas os coatitas tinham permissão para carregá-los, e mesmo assim, sob a supervisão de Arão e seus filhos, e após terem sido devidamente cobertos (Números 4:17-20).

Moisés e Arão eram da família de Anrão, um dos filhos de Coate (Êxodo 6:18, 20). Corá, que liderou uma rebelião contra a liderança de Moisés e Arão, também era coatita, da família de Izar (Números 16:1). Nos tempos de Davi, alguns coatitas foram designados para funções musicais no Templo (1 Crônicas 6:31-38; 1 Crônicas 15:16-17) e outros para cuidar dos pães da proposição (1 Crônicas 9:32).

Deixe um comentário