Gersonitas

Os gersonitas eram os descendentes de Gérson, o primogênito de Levi (Gênesis 46:11; Êxodo 6:16; Números 3:17; 1 Crônicas 6:1). Gérson teve dois filhos, Libni e Simei, que deram origem às duas principais famílias gersonitas (Êxodo 6:17; Números 3:18; 1 Crônicas 6:16-17).

Dentro da estrutura tribal levítica, os gersonitas tinham responsabilidades específicas relacionadas ao cuidado e transporte de partes do Tabernáculo durante as peregrinações no deserto. Eles eram encarregados de carregar as cortinas do Tabernáculo, a tenda da congregação com sua cobertura, o véu da entrada do Tabernáculo, as cortinas do pátio, o véu da entrada do pátio e suas cordas (Números 3:25-26; 4:24-26). O trabalho dos gersonitas era supervisionado por Itamar, filho do sacerdote Arão (Números 4:28).

Durante a divisão da terra prometida, os gersonitas receberam cidades para habitar em Basã e na Galileia, com algumas delas sendo cidades de refúgio (Josué 21:27-33; 1 Crônicas 6:71-76). Nos tempos de Davi, alguns gersonitas foram designados para funções no serviço do Templo, incluindo a supervisão dos tesouros (1 Crônicas 23:7-11; 26:20-22).

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário